Siga e compartilhe nas redes sociais
Nomes de A a Z:
Nomes com a Letra Z

Zaqueu Significado do Nome Zaqueu

Significa "puro", "inocente", "o que tem pureza".

Tem origem no hebraico Zakkáy, cujo nome é formado a partir do elemento zak, que literalmente significa “puro”, “inocente”.

Deriva de Zakhah, forma do verbo no passado, o qual se traduz "ele era inocente, era puro" e se relaciona com o sentido de outras palavras, tais como a árabe dhakhá, que significa puro; a aramaica-siríama dekha, que significa limpo ou a acadiana zaku, que significa puro, brilhante.

Assim, Zaqueu carrega consigo a genuinidade, a autenticidade - atributos que valorizam e destacam as pessoas com esse nome registradas e que, afetivamente, podem ser chamadas pelo apelido “Zac”.

Pelo fato de ser um personagem bíblico conhecido, se tornou um nome cristão bastante comum na Inglaterra e apresenta variantes em várias línguas: Zaqueo, em espanhol; Zachée, em francês; Zachaus, em alemão.

No capítulo 19 do Evangelho de São Lucas, é narrada a história de Zaqueu - cobrador de impostos que dividiu seus bens com os pobres após sua conversão, no episódio em que sobe numa árvore a fim de ver Jesus passar.

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

Deixe seu comentário...
Publicidade