Siga e compartilhe nas redes sociais
Nomes de A a Z:
Nomes com a Letra H

Heloísa Significado do Nome Heloísa

Significa "saudável", “saudavelmente larga"; "combatente gloriosa", "guerreira famosa", "famosa na guerra".

A partir do francês Héloïse, tem origem no nome germânico Helewidis. É formado pela junção dos elementos heil, que significa "são, saudável" e wid, que quer dizer "larga", do qual resulta o significado “saudável" ou "saudavelmente larga”.

Através do original germânico Helewidis, alguns autores relacionam a origem de Heloísa como uma variante feminina de Aluísio ou Aloísio. Esta é uma versão de Luís, que quer dizer "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou mesmo "famoso na guerra".

Também pode ser encontrado em algumas vertentes que o associam com a palavra grega helios, que significa “sol”, mas tal tradução deve ser descartada.

Assim, Heloísa carrega consigo qualidades que possivelmente acompanharão as pessoas registadas com este bonito nome feminino, tais como saúde, coragem e bravura.

O nome foi introduzido aos falantes da língua inglesa pelos normandos. Foi encontrado na Inglaterra por volta do século XII e XIII nas formas Helewis e Helewidis, que deram origem ao sobrenome Elwes.

É nome de uma santa vivida no século XII, que após seu marido ter sido castrado pelo seu tio, resolveu entrar para a vida religiosa, se tornando abadessa.

No século XIX teve sua popularidade reavivada nos países de língua inglesa através da variante Eloise, principalmente pela ligação com a fidelidade da santa medieval.

As pessoas registradas com esse nome são frequentemente chamadas de forma afetiva de Helô, Lô ou Isa.

Deixe seu comentário...
Publicidade