Siga e compartilhe nas redes sociais
Nomes de A a Z:
Nomes com a Letra H

Hugo Significado do Nome Hugo

Significa “coração”, “mente”, “espírito”, “o pensador” ou “inteligente”.

Hugo tem origem no germânico Hugi, derivado do elemento hug, que significa “coração", "espírito", "mente”. Há autores que também o traduzem como “o pensador” ou “inteligente”.

Na Alemanha é muitas vezes adotado como um apelido dos nomes iniciados em Hug ou Hugo, não muito comuns na língua portuguesa. Surgiu na Inglaterra no século XII graças aos normandos, mas só tornou-se popular somente no século seguinte.

Era muito comum entre a realeza na França, principalmente nas formas Hugues e Hugon. Foi suportado pelo rei dos francos, Hugo Capeto, vivido entre os anos de 938 e 996, que transformou Paris na mais importante cidade da França.

A propagação do nome também foi influenciada pelo escritor e dramaturgo francês,

Victor Hugo, autor das obras “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre-Dame”.

Na Escócia e Irlanda foi utilizado para substituir os nativos Aoidh, Aodh, Eoghann e Uisdeann. A forma latinizada "Hugo" é bem mais recente e é mais comum pelos falantes das línguas espanhola, francesa, nórdica e do latim, além do português.

Também é nome do santo Hugo de Lincoln, também conhecido como Hugo de Borgonha, que viveu no século XII e ficou conhecido pela sua solidariedade na ajuda aos mais pobres.

Deixe seu comentário...
Publicidade